quarta-feira, 26 de junho de 2013

Palestra Polícia Ambiental

Nos dias 25 e 26 de junho alunos da EMEF Antônio Ribeiro, da EMEFEI Chico Xavier e do Colégio Esquema Único participaram de uma palestra com o Policial Ambiental Cabo Gaio, que abordou as questões dos cuidados que devemos ter com o Meio Ambiente, além de falar um pouco sobre os animais silvestres, domésticos e exóticos.
As crianças participaram muito durante a palestra.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Oficina de Reaproveitamento de Materiais - Confeccionando Fantoches

Os alunos do 2º ano da EMEF "Nelson Gabaldi" participaram da Oficina de Fantoches.
Além de produzirem fantoches a partir do reaproveitamento de caixas puderam aprender um pouco mais sobre a importância dos 3Rs - Reduzir, Reaproveitar e Reciclar, para a preservação do Meio Ambiente.







1ª Jornada de Educação Ambiental de Marília

Na semana de 17 a 21 de junho foi realizada a 1ª Jornada de Educação Ambiental de Marília.
Com tema "Um Olhar para a Educação Ambiental", a Jornada teve como objetivo voltar o olhar dos educadores para a importância dessa prática.
Professores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Marília participaram ao longo da semana de palestras com especialista da área.

17 de junho - Palestra de Abertura: Meio Ambiente na interface: Metodologia e Tecnologias Educacionais - Profª Drª Fannyliz Alvarenga de Oliveira Tibcherani




18 e 20 de junho - Palestra Aquecimento Global: Mitos e Verdades - Prof. Júlio Amaro de Souza Neto






18 e 20 de junho - Palestra: Ferramentas Participativas em Educação Ambiental - Oceanógrafa Juliana Lourenço Gonçalves e  Bióloga Vanessa Leal da Silva 







19 de junho - Palestra Educação Ambiental como Proposta Pedagógica e Agenda 21 - Profª Drª Angélica Góis Morales








21 de junho - Palestra: Trazendo a Sustentabilidade para dentro da Escola - Prof. Ms. Valdir Lamim Guedes Junior






Agradecemos a Secretaria Municipal da Educação e a Diretoria de Ensino pela importante parceria para realização da 1ª Jornada de Educação Ambiental de Marília.





sexta-feira, 14 de junho de 2013

Oficina de Reaproveitamento de PET

O CEA em parceria com o NEPEM ofereceu a oficina de reaproveitamento de garrafas PET.
A artesã Betina de Holanda esteve a frente da oficina ensinando agentes comunitários e senhoras da comunidade a produzirem um lustre a partir das garrafas PET.






Oficina de Reaproveitamento de Material Natural

Utilizando latas e gravetos os pacientes moradores do HEM confeccionaram vasos, na oficina de reaproveitamento de Materiais Naturais.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Visita Monitorada

Recebemos hoje os alunos do Infantil II da EMEI Balão Mágico para uma visita ao Centro de Educação Ambiental e ao Bosque Municipal.
As crianças puderam entrar em contato com a natureza e conhecer mais sobre as árvores e sobre os animais que vivem no Bosque.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Oficina sobre Sementes

Em uma visita ao Bosque Municipal, que é uma Unidade de Conservação, os alunos do Jardim I do Colégio Criativo puderam conhecer alguns tipos de árvores e suas respectivas sementes. Despertar a curiosidade para que as crianças possam utilizar a palestra e oficina como fonte de aprendizagem foi o bjetivo desta atividade.
Conheceram o Jequitibá (maturação de seus frutos ocorre de julho a setembro), coletaram suas sementes que ficam no "pito de macaco"; o Ipê Felpudo (floresce de novembro a janeiro e a maturação dos frutos ocorre de julho a setembro), puderam conhecer seu fruto e semente.
Após essa exploração fizeram a oficina de construção com semente. Elaboraram um quadro individual utilizando-se de sementes de Flamboyant Mirim e suas respectivas vagens.
Puderam degustar o chá de erva doce e viram as sementes das mesmas.
Como lembrança da visita e da oficina cada criança levou um "pito de macaco" cheio de sementes de girassol.

Oficina de reaproveitamento de materiais

A oficina foi realizada pela artesã Betina de Holanda que ensinou alunos do 4º ano da EMEF Célio Coradi a confeccionar flores de papel e vasos, reaproveitando potes e retalhos de papel.







terça-feira, 11 de junho de 2013

Peça Teatral "Socorro Planeta Terra: Claun da Terra" - Cia Corpus

A apresentação riquíssima envolveu as crianças que com certeza aprenderam muito sobre os cuidados que devemos ter com o Meio Ambiente.
Participaram desse maravilhoso momento alunos do Colégio COOPEM, da EMEI Criança Feliz e do Lar da Criança.

Palestra "Água Fonte de Vida"

Iniciando a palestra com os questionamentos: De onde vem a água? Como ela chega em nossas casas? O que aconteceria se não tivéssemos água? Foi feita a "roda da conversa".
Foram apresentados slides com o objetivo das crianças compreenderem que as atitudes são muito importantes para a preservação deste recurso natural imprescindível para a vida em nosso planeta. Conhecerem o ciclo da água na natureza e sua relação com a vida. A importância da água na higiene pessoal, no ambiente em que vivemos, na preparação dos alimentos.
Finalizamos com dicas de economia de água.

Cine Bosque

Nos dias 07 e 10 de junho foi realizado o Projeto Cine-Bosque. Alunos da EMEF Nelson Gabaldi e EMEFEI Chico Xavier puderam assistir o desenho animado "Turma da Mônica em: 'Um plano para salvar o Planeta' ".
O desenho de maneira lúdica e educativa abordou a questão dos resíduos sólidos, trazendo como "solução" aos problemas ocasionados pela falta de cuidado com os resíduos sólidos, a utilização dos 3Rs no nosso dia-a-dia.
Após o desenho foi realizada uma conversa onde os alunos levantaram as atitudes que devemos ter para ajudar o Planeta e o Meio Ambiente.













segunda-feira, 10 de junho de 2013

Caminhada Ecológica "Viva Marília"

Em parceria com a Secretaria da Saúde foi realizada no sábado dia 08 de junho no Bosque Municipal a Caminhada Ecológica "Viva Marília". 
Participaram por volta de 300 pessoas da atividade, que além de alongamento e caminhada, contou com uma estação ambiental, onde os participantes receberam informações sobre o Centro de Educação Ambiental e sobre os cuidados que devemos ter com o Meio Ambiente, os participantes interessados puderam levar para casa mudas de árvores frutíferas e de plantas ornamentais. Durante a caminhada os participantes também receberam orientações sobre alimentação saudável.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Conferência de Resíduos Sólidos

Na tarde de hoje aconteceu no CEA a Conferência sobre Resíduos Sólidos.
Participaram da Conferência Membros do CADES, representantes de Secretarias Municipais, de empresas, cooperativas,  Diretoria de Ensino, conselhos, associações de bairros e também vereadores do nosso Município.
Durante esse encontro foram levantadas ideias e sugestões para o destino dos resíduos sólidos em nossa cidade. O secretário municipal do Meio Ambiente Leonardo Sanches Mascarin levará essa sugestões para a equipe que está montando o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de nossa cidade.





quarta-feira, 5 de junho de 2013

Abertura Oficial do Mês do Meio Ambiente

Aproveitando que hoje, dia 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada, nesta manhã, no CEA a abertura oficial das atividades do Mês do Meio Ambiente 2013, onde foi feito o lançamento da Campanha "Arborização Urbana: Plante essa ideia!"
Estiveram presenteso Vice Prefeito Sr. Sérgio Lopes Sobrinho a Secretária da Educação Profª Drª Fabina Cruvinel, o Secretário da Agricultura Takao Shintaku, representantes da Diretoria de Ensino de ONGs, associações, do CADES, representantes das Secretarias da Cultura e Assistência Social, Prof. Eduardo Rino coordenador do IST e Profª Maria Aparecida Bonadio professora do Curso de Design Gráfico do IST, além de representantes das empresas parceiras do CEA para a realização deste mês.
Após o cerimonial foi apresentada a peça teatral "Socorro Planeta Terra: Claun da Terra" pela Cia Corpus, que também foi acompanhado por alunos do Colégio COOPEM.