terça-feira, 30 de abril de 2013

Projeto: "Índios: guardiões da natureza"

Durante todo o mês de abril foi realizado o Projeto: "Índios: guardiões da natureza", voltado aos alunos de Educação Infantil com o objetivo de comparar os hábitos e costumes dos índios com os nossos,  respeitar a cultura indígena para construir a cidadania em uma sociedade pluricultural e demonstrar a importância da preservação do meio ambiente para a manutenção da vida.
As visitas começavam com a apresentação da "História de uma criança índia", onde era feita uma comparação entre o modo de vida dos índios com o modo de vida das crianças, em seguida todos visitavam a Exposição: "Índios: guardiões da natureza", finalizando a visita realizávamos a oficina "Brincando com a natureza" e confeccionávamos um cocar.
Participaram desta atividade as EMEIS: Arco-Íris, 1,2...Feijão com Arroz, Príncipe Mikasa, Branca de Neve, Bem te vi, Primavera e Criança Feliz; e a escola Realize.














Devido a procura das escolas atenderemos no mês de maio as EMEIs: Sítio do Pica-Pau, Pingo de Gente, Balão Mágico e Chapeuzinho Vermelho.











quarta-feira, 17 de abril de 2013

Palestra Água na Medida Certa - EMEF Prof. Américo Capelozza

Foi realizada ontem na EMEF Prof. Américo Capelozza, para os alunos do 4º e 5º anos, a Palestra Água na Medida Certa.
A palestra tem como base a exposição itinerante da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Estado do Meio Ambiente. A Exposição foi transformada em slides e traz os principais conceitos sobre a água em linguagem acessível e ricamente ilustrada.
Quantidade de água no planeta, a importância da água para os seres vivos e tratamento da água são alguns temas abordados.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Parceria SMA e UNIVEM


O dia 05 de junho é o dia do Meio Ambiente e há 16 anos, a Secretaria do Meio Ambiente, através do Centro de Educação Ambiental organiza para este mês atividades que visam promover a responsabilidade sócio-ambiental, a conscientização sobre o uso correto dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as instâncias.
Com o objetivo de voltar os olhos da comunidade mariliense as questões ambientais. É realizado um concurso de redação e desenho alunos do ensino fundamental I e educação infantil.
Uma forma de inserir os jovens de uma maneira prática foi a parceria firmada com o UNIVEM, que desde 2008 através dos alunos do curso de Design Gráfico, sob a orientação da profª mestre Maria Aparecida Brandão Bonadio, vem fazendo a diferença. Os alunos desenvolvem a arte de todas as peças que irão compor a campanha do mês.
Este ano, a campanha será voltada a “Arborização Urbana” uma preocupação  do Secretário do Meio Ambiente Leonardo Mascarin.
Na noite de ontem foram apresentadas as marcas desenvolvidas pelos alunos do 3º módulo, para escolha da arca que será usada neste ano.