sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cerimônia de encerramento no Mês do Meio Ambiente

O encerramento das atividades em comemoração ao Mês do Meio Ambiente aconteceu hoje no Centro de Educação Ambiental. Estiveram presentes todos que de uma forma direta ou indireta colaboraram para que toda a programação obtivesse sucesso.
O Prefeito municipal Ticiano Toffoli esteve presente e junto com a Secretária do Meio Ambiente Sonia Cristina Guirado Cardoso agradeceu a presença de todos os convidados.






A solenidade teve início com a entrega de mimos, em forma de agradecimento,  a Equipe da UNIVEM  representada pela Profª Maria Aparecida Brandão Bonadio Kepper que orientou os alunos do curso de Design Gráfico  (IST), Guilherme Castilho Aires e Sidney Mendes da Costa Junior, a desenvolverem as artes gráficas (logos) das peças que envolveram a campanha deste ano " COMPUTADOR SEM USO NÃO É LIXO. RECICLE!" Campanha da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a ETEC, que objetiva estimular o desenvolvimento de uma nova consciência a respeito do homem com o seu ambiente bem como produzir novas condutas de reaproveitamento e a prática da solidariedade, pois após coletados os computadores sem uso, serão recuperados e doados.




Pensando na sustentabilidade  a equipe da SMA, presenteou  todos que participaram, como palestrantes ou apoio neste mês, com uma camiseta com a logo da campanha confeccionada em malha Pet, já que cada camiseta retira do meio ambiente 2 garrafas.

Os alunos do 5º e 9º ano da Rede Estadual de Educação vencedores do Concurso de redação cujo tema foi : COMPUTADOR SEM USO NÃO É LIXO.RECICLE! receberam seus prêmios:

1º lugar de cada categoria ganhou um computador reciclado doado pela ETEC;
2º lugar de cada categoria ganhou uma máquina fotográfica digital;
3º lugar recebeu um jogo Banco Imobiliário Sustentável.

Parabéns ao vencedores!!!!
ALUNOS DO 5º ANO
1º LUGAR- VICTÓRIA LEITE TRIGLIA SANTOS
             E.E. PROFª CARLOTA NEGREIROS ROCHA
2º LUGAR- ERIC BRYAN MARTINS ROSA
                E. E. PROFº GERALDO ZANCOPÉ
ALUNOS DO 9º ANO
1º LUGAR- CAMILA LOPES ZANOTTI
              E.E. PROF. ANTONIO REGINATO
2º LUGAR- IAN F. ERIC DOS SANTOS
              E.E. AMÉLIA LOPES
3º LUGAR - ANA JÚLIA SIGOLINI
             E.E. PROF. BALTAZAR DE GODOY MOREIRA.
 3º LUGAR - MARIANE R. MIRANDA
             E.E. LOURENÇO DE ALMEIDA SENNE.











A ETEC em parceria com o Fundo Social de Solidariedade entregou nesse dia um computador para Brian Aparecido Nunes.



Apresentamos a Colcha de Retalhos, resultado do Projeto "Na onda da Rio+20".






Para encerrar a cerimônia foi lançado o Projeto "O Pulo do Gato" que tem como objetivo conscientizar a população da posse consciente de animais domésticos, bem como dos problemas causados pelos animais que são abandonados no Bosque Municipal.








quinta-feira, 28 de junho de 2012

Oficina De Fantoches Usando Materiais Recicláveis

Alunos do 3º ano da EMEF Profª Myrthes Pupo Negreiros"  da Profª Marisa, participaram da Oficina que foi ministrada pelas Educadoras Ambientais Maud, Mirella e Eliana do Centro de Educação Ambiental.
Usando embalagens diversas, restos de papéis, sobras de EVA, canetinhas e muita imaginação, foram orientados à  TRANSFORMAR todo material em fantoches que em seguida seriam  personagens. A criatividade imperou e  cachorros, bonecas, super heróis, jacarés, bonecos foram criados. Uma verdadeira viagem pela imaginação. Mostrando que com o LIXO que supostamente seria descartado é possível RECRIAR, REUTILIZAR E BRINCAR.
Os alunos concluíram a oficina, com interesse total em BRINCAR DE TEATRO DE FANTOCHES. Um despertar para novas criações!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Oficina de reaproveitamento de retalhos

Hoje, em meio a retalhos coloridos, os alunos da EMEF "Profª Myrthes Pupo Negreiros" tiveram a oportunidade de criação de bonecos.
As educadoras ambientais: Maud Oliveira, Mirella Armentano e Eliana Peron foram as orientadoras da oficina. Usando uma didática apropriada, foram apresentadas as formas em que os retalhos seriam cortados e usados os retalhos. 
Não foi usada agulha nem linha, todos os retalhos forma cortados de maneira que ficassem retangulares, foram unidos e recebendo forma através de nós dados no tecido. E assim, os alunos fizeram seus bonecos. 
Com muita criatividade, alguns alunos transformaram seus bonecos em super-heróis, atletas de judô, personagens... e assim o sucesso da oficina foi TOTAL!






segunda-feira, 25 de junho de 2012

Palestra "Lixo Eletrônico"

Hoje foi realizada no Centro de Educação Ambiental a Palestra "Lixo Eletrônico" realizada pelo Engenheiro Ambiental Robson Eduardo Montoz da Nature Consultoria Ambiental, antes do início da palestra recebemos o Coral "Clube da Música" do Colégio COOPEM.


Logo no início da palestra o Engenheiro Robson colocou a definição de "LIXO" para um reflexão, já que todas as definições trazem que lixo é algo que não serve mais, e nem sempre o que jogamos fora no LIXO está inutilizado. Um exemplo disso são os materias eletrônicos que podem ser reutilizados ou reciclados. Além disso explicou que todo material eletrônico jogado no meio ambiente pode contaminar o solo e os rios.
Robson fez comparativos mostrando a quantidade de lixo eletrônico descartados por alguns países incluindo o Brasil e também o tipo de lixo eletrônico que é descartado. Um fato que chamou a atenção das crianças que assistiram a palestra, foi que o lixo formado por computadores só perde pelo formado por refrigeradores.















Os alunos da EMEF "Myrthes Pupo Negreiros" e do Colégio COOPEM sairam daqui muito bem informados após a palestra.

Caminhada da 3ª idade pela Sustentabilidade

No domingo dia 24 de junho às 15h00 foi realizada no Bosque Municipal a Caminhada da 3ª idade pela Sustentabilidade, uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria do Esporte!
Participaram da caminhada o Grupo de Alongamento Ação e Movimento da UBS Castelo Branco, que veio acompanhado das Agentes responsáveis Valéria e Nice e pessoas da comunidade que frequentam o Bosque aos Domingos a tarde.



Todos se reuniram em frente ao Centro de Educação Ambiental onde o Prof. de Educação Física Diego, que também é servidor da Secretaria do Meio Ambiente realizou um alongamento antes de começar a caminhada com a inteção que promover melhor qualidade de vida. Depois o grupo seguiu pelas alamedas do Bosque Municipal indo até o lago.















A caminhada terminou na Praça da Sibipirunas, onde estava acontecendo o Projeto Domingo no Bosque: Música e Ecologia, assim todos puderam curtir um pouco do show.
















Nossos agradecimentos ao Grupo da 3ª idade Ação e Movimento, a Secretaria de Esporte e ao Prof. Diego.


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Oficina "Arte em Filtro de Café"

Hoje pela manhã foi realizada pelo Ateliê Agostini e Pavelqueires Artesanatos a oficina de reaproveitamento de filtro de café usado.
O artesão Laércio antes de começar a oficina para os alunos do 5º ano da EMEF-"Myrthes Pupo Negreiros" explicou sobre a importância do reaproveitamento e reciclagem, sobre a utilização da orra de café no combate ao mosquito da dengue e também como começou a produzir artesanato em filtro de café.


A oficina foi um sucesso as crianças interagiram muito e ficaram felizes com o resultado dos trabalhos que produziram. Levaram suas peças para casa com alegria e dizendo que fariam outras coisas em casa.






Acessem http://www.artesanatosap.blogspot.com/ para mais informações sobre os trabalhos do Aletiê Agostini e Pavelqueires Artesanatos.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Palestra Os 8 remédios naturais

Hoje  recebemos no Centro de Educação Ambiental os alunos da ETEC - "Antônio Devisate" para participarem da palestra "Os 8 remédios naturais" de Isabel Cristina Kimie Ito Santana. Alguns funcionários da Secretaria do Meio Ambiente também assistiram a palestra.
Logo no início da palestra a palestrante colocou quais são os oito remédios naturais:


-Ar Puro
-Luz Solar
-Qualidade de Vida
-Repouso
-Atividade Física
-Alimentação Adequada
-Água
-Confiança em Deus







Kimie explicou sobre cada um deles e ressaltou como devemos fazer uso dos recursos naturais em benefício de nossa saúde e bem estar.
Foi possível fazermos uma reflexão sobre nossos hábitos e mostrou-nos  que com pequenas mudanças cotidianas conseguimos usar o que nos é ofertado pela mãe natureza de maneira consciente.O público interagiu e demonstrou o quanto foi enriquecedora a palestra.
               












                                                   

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Na Onda da Rio+20

Hoje recebemos os alunos do Colégio Água Viva, Colégio Criativo e Colégio Sagrado, também recebemos os trabalhos desenvolvidos na EMEF-"Antônio Ribeiro" e EMEI "Bem-te-vi",  para confecção de uma Colcha de Retalhos.
Durante o mês de junho as escolas realizaram atividades com as crianças enfocando a Rio+20 e os assuntos que seriam abordados na Conferência, como resultado dessas atividades produziram um retalho retratando o que estudaram. Nós do Centro de Educação Ambiental com apoio dos funcionários da Secretaria do Meio Ambiente também criamos nosso retalho após uma análise dos temas abordados na Rio+20.














E hoje aqui no Bosque unimos todas as ideias e juntos costuramos uma Colcha de Retalhos.
A atividade foi muito rica, já que pudemos trocar ideias sobre sustentabilidade. Os trabalhos então, ficaram lindos!!!!




Tivemos a presença da Secretária do Meio Ambiente Sonia Cristina Guirado Cardoso, do Secretátio da Cultura André Gomes e representando a Secretaria da Educação Ana Cristina dos Santos de Abreu.
Para realizarmos a atividade, também contamos com o apoio de funcionários da Secretaria do Meio Ambiente.

























A Colcha de Retalhos ficará exposta no Centro de Educação Ambiental até o final do Mês do Meio Ambiente e depois fará uma exposição etinerante pelas escolas que participaram do projeto.















Parabéns a todos que participaram desse projeto e muito obrigada pela parceria!!